Interligar-se, conectar-se, são palavras de ordem nos dias atuais. A tecnologia está aí, disponível, cada vez mais acessível e disponibiliza inúmeras possibilidades para facilitar a vida das pessoas. A cada dia se torna mais fácil e possível a comunicação, as distâncias foram encurtadas e os fatos, as notícias são instantâneas. Graças aos meios de comunicação interligados aos computadores temos acesso a milhões de informações que nos conecta ao mundo atual.
Todos esses recursos, trazidos com as inovações tecnológicas, facilita muito o aprendizado principalmente das crianças e jovens. O computador encanta, fascina e traz o conhecimento para perto das pessoas. Nesta Tarefa, o educador tem um papel fundamental, ele é o mediador entre a máquina e o educando. Cabe a ele se capacitar e usar este recurso para facilitar o seu trabalho. Muitos têm dificuldades para lidar com a tecnologia, pois, não tiveram acesso a ela, mas, hoje é imperativa esta aproximação. É necessário incorporara os recursos tecnológicos no dia-a-dia da educação. Assim, os conteúdos serão ensinados com facilidade, os projetos educacionais passam a acontecer de forma interdisciplinar provocando gosto naqueles que estão envolvidos no processo.
Além disso, a internet está aí abrindo as portas do conhecimento, das informações. Claro que, como tudo, tem seu lado ruim. É preciso saber usar, filtrar aquilo que é bom e acessar um mundo maravilhoso, onde encontramos repostas para quase tudo que queremos. Pode-se também, usando a internet,divulgar trabalhos científicos de Nossos Alunos levando este conhecimento até outras pessoas, Contribui-se assim para uma produção cultural que não cessa no mundo moderno.
As novidades tecnológicas são muitas, os recursos são praticamente ilimitados, mas sem o ser humano a máquina não funciona. Por isso é necessário investir nas pessoas, é preciso nos humanizar a cada dia e nos conscientizarmos que somos humanos antes de tudo
E. M. José Gomes Vieira
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Portanto, os impactos da tecnologia dentro da educação, num primeiro momento, foram alarmantes, gerando insegurança, medo, principalmente, pelo educador que se viu frente ao diferente.
Esse teve que se adaptar às mudanças, pois, num mundo globalizado, seu principal papel é o de oferecera possibilidade de seu aluno ter acesso às novas tecnologias de modo prático e seguro.
Através do computador, do acesso a internet e de outros meios digitais, pode o aluno pode fazer pesquisas, ilustrar seus trabalhos e enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula, além, de favorecer meios de abrangentes de se comunicar com o mundo.
É a tecnologia digital exercendo uma fundamental influência na formação do cidadão.
E. M Efigênia Alves Pereira
A tecnologia auxilia o trabalho do educador, os jogos criados para o desenvolvimento da criança são ótimos e se bem ministrados uma ótima ferramenta (recurso) para o aprendizado da mesma.
O educador deve ter antes de tudo, o seu olhar voltado para todos os lados e se sentir como um aprendiz, para depois se sentir um multiplicador.
O computador deve ser utilizado de forma a auxiliar e complementar os conteúdos ministrados em sala de aula, na secretaria deve auxiliar e complementar o trabalho administrativo. E na vida cotidiana é um ótimo recurso para se evitar filas de banco e conferir o salário.
A comunicação deve ser sempre viva e real, o computador preenche esse requisito graças a internet, lá, pode-se encontrar o que for necessário para auxiliar o trabalho de qualquer profissional (tais como blogs e sites.
E. M. Nico Andrade
A tecnologia facilita o acesso a informações e diferentes culturas. Ela causa a cada dia, maiores impactos sobre os modos e novas metodologias de ensino. Cabe aos educadores buscar a sua inclusão digital e aplicar os novos conhecimentos no contexto profissional.
Para muitos, o computador já pode ser considerado um aliado em suas atividades escolares. Porém alguns precisam superar os desafios, tomando consciência de que a tecnologia tornou-se uma ferramenta de extrema necessidade para os profissionais da educação.
Quanto a Internet, sabendo utilizá-la é o mais completo meio de comunicação dos novos tempos.
E. M. Matilde Menezes
Ao mesmo tempo o avanço tecnológico fez com que o modo de aprender sofresse rupturas antigas, professores e alunos tiveram que se adaptar para acompanhar o ritmo tecnológico. O uso dos computadores nas atividades escolares faz com que a rotina de sala (quadro, giz, caderno e lápis) seja quebrada tornando as aulas mais estimulantes e os conteúdos tenha melhor aproveitamento.
É papel do professor é adaptar-se a modelos novos, criativos, dinâmicos e despertar no aluno o interesse de comunicar-se de maneira inovadora usando tecnologias, publicando conteúdos, trocando mensagens via e-mail etc.
Quem sabe formaremos uma geração nova de leitores e escritores ligados e conectados com ideias criativas e inovadoras.
E. M. Nico Andrade
As transformações provocadas pelos meios de comunicação integrados ao computador, transformam o conhecimento e ampliam a comunicação. A informática deve fazer parte cada vez mais da vida das pessoas. Essa condição facilitaria muito em diversos aspectos da nossa vida profissional e pessoal.
Um dos impactos da tecnologia sobre os modos de aprender, começa na infância, pois, as crianças têm um interesse maior, disponibilidade e o “novo”, chama muito a atenção delas, desafiando-as.
O papel do educador ante as tecnologias é o de mediador. Ele vai conduzindo o aluno, apresentando as facilidades e mostrando a importância que a tecnologia exerce em nossas vidas. No final, professor e aluno ficam lado a lado, ensinando e aprendendo e vice-versa.
Podemos usar o computador em várias atividades escolares, bem como pesquisas, trabalhos, textos e etc. Já na vida cotidiana, vai desde um planejamento doméstico a um trabalho empresarial.
Uma das melhores coisas que inventaram, foi a internet. A facilidade na comunicação, a rapidez com que nos chega uma notícia, fechamento de um negócio, pesquisas e até casamentos. É tudo de bom! E o mais importante, amplia nosso conhecimento, além de aumentar nosso círculo de amizades.
Adriana Aquino – Coordenadora 1º ao 5º ano
E. M. José Gomes Vieira
Tecnologias no Cotidiano: Desafios a inclusão digital
O computador nos traz muitas informações e com muito mais rapidez.
Através deste meio de comunicação as pessoas adquirem mais conhecimentos e se interagem indiferente a distancia, a idade e local.
A dificuldade maior deste avanço é se você não acompanhar esta evolução, não renovar e buscar, você fica para traz.
O educador deverá renovar e procurar pesquisar coisas novas onde possa levar para os alunos coisas interessantes e motivadoras.
Poderemos usar o computador nas atividades escolares através de programas novos onde podemos seguir passos para alfabetizar ou mesmo na matemática, geografia, história, ciências. Através de exercícios, brincando com os jogos, DVD etc.
É muito importante comunicarmos na internet para que possamos trocar informações e experiências com outros educadores e para o aluno, para que ele perceba o poder da comunicação e de aprendizagem que esta máquina pode traze-lo.
Precisamos aprender a utilizar os recursos virtuais, para facilitar nossa vida cotidiana, para divertirmos e aprender mais.
Maria Silvana Magalhães Silva – Vice-diretora
E. M. Efigênia Alves Pereira.
Tecnologias no cotidiano = desafios à inclusão digital
A comunicação à medida que a tecnologia avança, torna-se mais rápida e precisa, ocasionando também impactos sobre o modo de aprender. As informações tornaram-se mais rápidas, volumosas e acessíveis a qualquer pessoa que navega na Internet.
Diante disso, o educador deve estar “antenado” aos desafios e conhecimentos que a tecnologia pode oferecer, tornando suas aulas mais dinâmicas, atualizadas e atrativas aos alunos, sem perder o foco principal da aprendizagem.
Comunicar-se hoje, via internet tornou-se além de um meio rápido e eficiente, uma necessidade diante da praticidade exigida no nosso dia-a-dia. Diante apenas um clic, estamos ligados a várias pessoas, mundo e realidades ao mesmo tempo, criando novas possibilidades de conhecermos o mundo.
Enisa Moura B. Oliveira – Diretora
E. M. Antônio Camilo Alvim
Tecnologias no cotidiano
Os meios de comunicação, quaisquer que sejam, vêm facilitar o acesso às informações de forma rápida e eficaz. Hoje os acontecimentos no são acompanhados ao vivo pelas pessoas que têm acesso a esses meios, podendo na maioria das vezes interagir no momento exato do ocorrido.
O uso devido das tecnologias vem acrescentar de forma valiosa no processo ensino-aprendizagem, com informações atualizadas e recursos para desenvolver várias atividades nas diversas áreas do conhecimento.
O educador deve estar atento ao uso das tecnologias e capacitar-se para utilizá-las como ferramenta de trabalho, visando o conhecimento, interesse, criatividade, interação dos educandos.
O computador deve ser usado como fonte de pesquisa nas atividades escolares, sendo um mecanismo de enriquecimento nas mesmas. A internet torna-se fundamental para a comunicação rápida, interligando os usuários de forma a trocar experiências no dia a dia. Utilizando como fonte de informações, é sem dúvida o meio mais eficaz de buscar e produzir novos conhecimentos, rompendo com as barreiras do tempo, distância, construindo os cidadãos modernos.
Kleria Castro – Especialista em Educação
E. M. Marina Bragança.
Tecnologias no Cotidiano
Desafios à Inclusão Digital
A tecnologia digital tem um avanço muito rápido por isso devemos estar inseridos, integrados com as mudanças que acontecem.
É possível acompanhar tudo que acontece em tempo real em praticamente todas as partes do mundo.
Nós que trabalhamos com a educação devemos buscar aprender a manusear o computador para pesquisar, comunicar-se via Internet, preparar e ensinar atividades escolares que possam enriquecer as aulas, tornando os conteúdos mais atrativos e mais próximos das necessidades dos alunos.
Míria A. Nunes – Diretora
E. M. Matilde Menezes
Questionamentos
As transformações que os meios de comunicação integrados aos computadores provocam a rapidez e quantidade de informações entre várias pessoas do mundo.
Os impactos das tecnologias sobre os modos de aprender são as agilidades e atualizações dos diferentes programas que vão surgindo quanto à necessidade do uso de diferentes ferramentas para o que se propõe.
Estudar, manusear, buscar informações e capacitações quanto às tecnologias é o papel de educador, que é o mediador do conhecimento.
Nas atividades escolares usar o computador como mais um recurso na aprendizagem, tendo em vista o planejamento proposto. Na vida diária, é um dos nossos instrumentos de trabalho; pesquisar as aulas, temas, prepara-las, fazer avaliações, registros de notas, relatórios, etc.
A comunicação via internet é fundamental, trocamos informações, tiramos dúvidas, aprendemos algo, fazemos análises, críticas, enfim, estamos sempre ensinando e aprendendo.
Luziene – Coordenadora EJA
E.M. José Gomes Vieira.
Questionamentos
As tecnologias avançam assustadoramente, interferindo em todos os aspectos da vida humana.
Para sobreviver, portanto, é preciso acompanhar, entender, utilizar essas tecnologias.
Na educação, o educador necessita das tecnologias para melhor ensinar. O computador, de modo especial, proporciona entretenimento, lazer, diversão, aprendizado, às vezes, gera dúvidas...
A internet nos leva, em segundos, a qualquer lugar... Isso é fantástico!
Verislânia Albuquerque – Coordenação Telesol
